Reparar [automaticamente] permissões de acesso aos arquivos WordPress

O Shell Script de autoria de Michael Conigliaro [Thanks! Michael], automatiza o processo de reparação de permissões de arquivos do WP – WordPress. O autor teve como base, recomendações de segurança publicada no WordPress Codex.

O script pode ser utilizado para reparar permissões de arquivos após uma troca de servidor web e/ou após um hacker invadir seus arquivos WP.

Alerto que o script apresentado abaixo está longe de ser a solução única e definitiva para nossas preocupações relacionadas à segurança da informação. Permissões de arquivos são apenas ‘a ponta do iceberg‘, portanto, para manter o WordPress realmente mais seguro, recomendo a leitura na integra do artigo “Hardening WordPress“, e como leitura complementar “The Ultimate WordPress Security Guide – Step by Step (2019)“.

IMPORTANTE!
Mantenha sempre vários backups dos arquivos e banco de dados WP;

Como usar o script?
1. Alterar as variáveis: proprietário wordpress (WP_OWNER), grupo wordpress (WP_GROUP), grupo de servidores web (WS_GROUP) e diretório raiz do wordpress (WP_ROOT). Após alterar as variáveis conforme sua realidade, salvar o arquivo. Ex.: permissoes-wordpress.sh

2. Permitir que o arquivo seja executado:

3. Executar o arquivo:

4. Após execução (item 3) bem sucedida, apagar o arquivo permissoes-wordpress.sh:

Bons estudos!
Se possível, deixe seu comentário. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *